Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Conforme o Banco Central uso de cédulas é maior entre idosos e pessoas com rendas mais baixas
Michelly Perez - 04/12/2024 • 14:00
Foto: Freepik
O Banco Central confirmou nesta quarta-feira (4) que após quatro do seu lançamento, o Pix superou o dinheiro como forma de pagamento e já é a modalidade mais utilizada por 76,4% dos brasileiros.
Em segundo aparece o uso do cartão de débito, utilizado por 69,1% e o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) aparece em terceiro lugar, utilizado por 68,9% da população. No levantamento de 2021, o dinheiro era tido como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, com adesão de 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.
Quando se analisa o perfil da população que ainda utiliza o dinheiro para pagamentos é possível identificar que a prática é maior entre aqueles que possuem menor renda: 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos e 69% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos.