ícone whatsapp

Esporte

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Temporada de pesca é reaberta em Mato Grosso do Sul

Imasul alerta sobre as regras e regulamentos em vigor, incluindo cotas de pescado e a prática do pesque e solte

Da redação - 29/02/2024 • 11:00

Pesca/Saul Schramm

Após um período de proibição para proteger a reprodução das espécies aquáticas, a temporada de pesca profissional e amadora foi oficialmente reaberta em todos os rios de Mato Grosso do Sul a partir desta quinta-feira (29). O Instituto de Meio Ambiente do estado (Imasul) alerta sobre as regras e regulamentos em vigor, incluindo cotas de pescado e a prática do pesque e solte.

Durante o período de defeso, conhecido como Piracema, que durou desde 5 de novembro do ano passado, os cardumes migraram para as cabeceiras dos rios para desova, um processo crucial para a conservação das espécies. Esse movimento é marcado por espetáculos naturais impressionantes, com os peixes pulando e fazendo barulho ao superar obstáculos como cachoeiras e corredeiras. Os indígenas deram o nome a esse fenômeno, chamando-o de “pira cema”, que significa “subida do peixe”.

De acordo com as regulamentações vigentes desde 2020, os pescadores só podem manter um exemplar de peixes nativos, como pacu, pintado, cachara, jaú, entre outros, além de cinco exemplares de piranhas, desde que estejam dentro dos limites de tamanho permitidos. Qualquer espécie capturada fora desses parâmetros deve ser devolvida imediatamente ao ambiente natural.

A captura do dourado, no entanto, estava proibida até dezembro de 2024, em conformidade com a Lei 5.231 de 10 de janeiro de 2019, que estabeleceu uma moratória de cinco anos para a espécie. Atualmente, a Assembleia Legislativa está avaliando propostas para a extensão dessa medida, levando em consideração a conservação e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros no estado.