Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Bastidores: Estado que já teve times na Série A hoje luta simplesmente pro futebol sobreviver, uma vergonha
Marcos Maluf - 29/05/2024 • 16:00
Créditos: revista A Foto
Com a prisão do cartola Francisco Cezário, acusado do desvio de R$ 6 milhões em verbas públicas, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul segue sua sina de abandono e brigas. Agora, a guerra é pela presidência da entidade, entre o indicado pela CBF (Confederação Brasileiro de Futebol) e os dirigentes de clubes regionais. Mas a pergunta que fica é: ninguém sabia de nada?
Relembrando: Cezário foi presidente da FFMS por 28 anos, exatos oito mandatos. Sempre reeleito por muitos dos que hoje brigam por seu espólio. O suposto desvio de 6 milhões de reais é apenas o identificado nos 20 meses de investigação, não nas mais de duas décadas de poder do ex-prefeito de Rio Negro.
Novamente: ninguém sabia?
Agora, preso, Cezário foi afastado pela CBF, que nomeou de Estevão Petrallas como interventor na Federação de Futebol do MS. Ele é ex-presidente do Operário.
Logo após a decisão da CBF, dirigente de clubes regionais assinaram um abaixo-assinado contra a indicação. O documento é assinado pelos dirigentes esportivos do Dourados A.C, o 7 de Setembro; Ivinhema F.C; São Gabriel Esporte Clube; Cefac Esquerdinha; Operário Atlético Clube; Associação Atlética Portuguesa e Novo Futebol Clube.
Eles alegam que se não forem ouvidos, irão para a Justiça.
Repetidamente: ninguém sabia?
Assim, na ignorância (da falta de conhecimento), de nossos dirigentes, nosso futebol morre. Aquele que já teve o Comercial 3º colocado do Brasileirão (1977) e o Operário ganhando a Copa Yokohama em cima de gigantes como o Bayern Leverkusen, atual campeão alemão (1982).
Uma morte triste, anunciada e anual!