ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Após 11 anos da tragédia, começou hoje a construção do Memorial da Kiss em Santa Maria

Projeto do arquiteto e urbanista Felipe Zene Motta deve ser desenvolvido em até oito meses

Michelly Perez - 10/07/2024 • 16:10

Foto: Reprodução: Beto Albert (Diário)

“Desfazer a ruína e construir a memória”, assim é como a  Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM)​, informou aos moradores das proximidades de onde funcionava a Boate Kiss em Santa Maria, sobre o início das obras de construção do memorial às 242 vítimas do incêndio.

A obra começou hoje (10) e deve durar oito meses e será construída na Rua dos Andradas, onde ficam as ruínas da boate Kiss. O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. O custo total será de R$ 4,8 milhões.

Memorial vai contar com objetos retirados da Boate Kiss. Foto: Divulgação

A fachada que ficou mundialmente conhecida pela tragédia e que mesmo após 11 anos, ainda carrega o peso pela morte de tantas vítimas, dará lugar a um espaço cultural e educativo. Como ato simbólico do início da obra, o letreiro que identificava o prédio como ‘Boate Kiss’ foi retirado, e a porta aberta. Nos próximos dias serão levantados os objetos que devem integrar o memorial que contará a história do episódio que marcou o Brasil.

Pela manhã foi realizada uma cerimônia com homenagens e relato de pessoas envolvidas no processo de conquista do memorial e busca por justiça ao longo dos últimos anos. Sobreviventes, familiares e integrantes da comunidade participarem do ato marcado por emoção. O momento contou ainda com a soltura de balões em homenagens às 242 vítimas e um abraço coletivo.

Após a abertura da porta principal da boate, o público presente e a imprensa puderam adentrar o prédio que até hoje carregava apenas os destroços e marcas da madrugada de 27 de janeiro de 2013.

Concurso para projeto

A escolha se deu mediante um concurso do qual participaram 133 propostas: quase um terço do Rio Grande do Sul; os demais de 13 diferentes estados, com destaque para São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Dos 133 projetos inscritos, foram entregues 121 trabalhos válidos. O vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss foi do escritório Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, de São Paulo (SP), representado pelo arquiteto e urbanista Felipe Zene Motta.

Memorial contará com jardim central/Foto: Reprodução

  • Fachada – A proposta traz um muro de concreto e tijolos que bloqueia quase que inteiramente a visão do espaço interior, se vista da rua. De acordo com o autor do projeto, a austeridade da fachada representa o luto da cidade e exige respeito do visitante ao que aconteceu. Haverá saídas de emergência na fachada
  • O interior – Em contraste, ao atravessar o muro, encontra-se um espaço de luz e fluidez. O atravessar busca trazer uma ressignificação do luto e do pesar
  • No centro – No coração do projeto, haverá um jardim circular de flores. À sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia, suportam uma cobertura radial que abriga as diversas salas do conjunto
  • Ao fundo – Será instalado um auditório, composto por um palco central e plateia em lados opostos. Uma sala multiuso de caráter cultural abrigará o acervo em formato de exposição permanente multimídia. Do outro lado, optou-se por criar uma sala única que abrigará a sede da AVTSM, assim como demais áreas de reunião e atividades coletivas.     (Com informações Diário Santa Maria)

Tags: Boate Kiss, Memorial, Tragédia,