ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Avaliação médica confirma recuperação e Lula é liberado para viagens

Equipe médica confirmou a redução do hematoma e seguirá monitorando a saúde do presidente

Michelly Perez - 27/01/2025 • 10:53

Foto: reprodução- Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novos exames de imagem da cabeça, na manhã desta segunda-feira (27), e foi liberado plenamente para exercer sua rotina de vida. Lula fez uma nova tomografia de controle no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após os procedimentos a que foi submetido no início de dezembro, devido ao acidente doméstico que sofreu, em outubro de 2024.

“O exame mostra nova redução da coleção [hematoma], compatível com progressiva melhora do quadro”, diz o boletim médico. O presidente permanece sob acompanhamento da equipe médica, aos cuidados do seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e da médica da Presidência Ana Helena Germoglio.

No dia 19 de outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, bateu com a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Durante as semanas que se seguiram, ele fez diversos exames de imagem que mostraram uma pequena hemorragia intracraniana e ficou sob monitoramento.

Até que, em 9 de dezembro, o presidente sentiu dores de cabeça e, depois de exames feitos no Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência, chamada trepanação, para drenar o hematoma.

Em 15 de dezembro, Lula teve alta hospitalar e no dia 19 do mesmo mês retornou para Brasília, com viagens e exercícios físicos restringidos.

Tags: Lula, presidente, saúde,