Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Pacientes estão internados em hospital de Ribeira do Pombal e Secretaria de Saúde investiga causas
Michelly Perez - 30/12/2025 • 12:20
Foto: Agência SP/Divulgação
A Secretaria da Saúde da Bahia confirmou que sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com suspeita de intoxicação por metanol. O incidente gerou preocupação nas autoridades locais, que já estão acompanhando de perto a situação.
Segundo um comunicado oficial, os pacientes permanecem em observação. “Os protocolos assistenciais foram acionados e estamos realizando todos os procedimentos necessários”, destacou a Secretaria da Saúde, sem divulgar mais detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.
A apuração das causas da intoxicação já está em andamento e envolve várias entidades, além de órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica. Exames laboratoriais estão sendo realizados e, caso necessário, antídotos específicos serão administrados.
O caso em Ribeira do Pombal se insere em um contexto mais amplo de intoxicações por metanol em várias partes do Brasil. Entre 26 de setembro e 5 de dezembro de 2025, o país registrou 890 notificações relacionadas ao consumo acidental da substância, com 73 casos confirmados e 29 ainda sob investigação.
Os estados mais afetados incluem São Paulo, Pernambuco, Paraná e Bahia. São Paulo, em particular, foi o epicentro da crise, com 578 notificações, sendo 50 confirmadas. O número de óbitos chegou a 22, sendo a maioria em São Paulo, Pernambuco e Paraná. Além disso, nove óbitos permanecem em investigação, com destaque para os casos em São Paulo, Pernambuco e Alagoas.