Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Aves serão reintroduzidas na natureza como parte de um projeto de conservação no sertão da Bahia
Michelly Perez - 03/02/2025 • 10:20
Foto: reprodução-internet
O governo brasileiro realizou a segunda importação de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii). Na última terça-feira, 28 de janeiro, 41 aves desembarcaram no Aeroporto de Petrolina/PE, vindas de Berlim, Alemanha. Elas farão parte de um projeto de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza, para repovoar a região de Curaçá, na Bahia, habitat natural da espécie.
Coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e executado pela Blue Sky Serviços Administrativos LTDA, com apoio do Ibama todo o processo contou com uma força-tarefa. A escolha do Aeroporto de Petrolina para a chegada das aves se deu por sua proximidade com o local de quarentena e soltura, reduzindo o estresse dos animais durante o transporte.
Essa foi a segunda importação de ararinhas-azuis para o Brasil. A primeira ocorreu em 2020, quando 52 aves foram trazidas do exterior. Em 2022, dessas 52, 20 foram reintroduzidas na caatinga, marcando um passo importante na recuperação da espécie, que foi declarada extinta na natureza na década de 1990.
A chegada dessas novas aves representa um avanço significativo para a conservação da biodiversidade brasileira. O sucesso da operação reforça a importância do trabalho conjunto entre diferentes instituições na proteção e reintrodução de espécies ameaçadas.
Em 2018, a ararinha azul foi considerada praticamente extinta, segundo relatório da ONG BirdLife.
Tags: ararinhas-azuis, Meio ambiente, Repovoamento,