ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Governo federal promete enviar ajuda ao Rio Grande do Sul em meio aos temporais

Segundo a Defesa Civil, 21 pessoas seguem desaparecidas e 1,431 estão desalojadas

Da Redação - 01/05/2024 • 11:01

Temporal RS/ Reprodução Mauricio Tonetto-secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu enviar ajuda do governo federal para o Rio Grande do Sul, que vive uma nova onda de chuvas e ocorrência de enchentes.

Em postagem nas redes sociais, Lula disse que falou com o governador por telefone e determinou aos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social que atuem no estado.

“[O] governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, escreveu.

Os temporais que castigam o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29) já causaram estragos em mais de 70 municípios. O boletim desta quarta-feira (1º), emitido pela Defesa Civil indica que 8 pessoas perderam a vida pelas enchentes, 21 seguem desaparecidas e 1.431 estão desalojadas. No total, pelo menos, 19.110 moradores foram afetados.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite fez um apelo pelo envio de ajuda, principalmente apoio aéreo. “Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias”, escreveu Leite.

“Falei agora por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal. Tenho certeza [de] que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento”, postou em seguida.

Tags: Enchente, Lula, Rio Grande do Sul,