ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

IBGE lança mapa-mundi com Brasil no topo do mundo

Novo modelo surge em meio a participação do país nos debates e no cenário mundial

Michelly Perez - 08/05/2025 • 10:37

Foto: divulgação IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o lançamento inédito do mapa-múndi oficial, de forma invertida, que traz o Brasil no centro do mundo, nas versões português e inglês.

A  nova perspectiva surge no momento em que o país tem ativa participação nos debate e no cenário mundial, em especial por presidir o BRICS e o Mercosul.

O novo mapa também traz destacados os países que compõe o BRICS, o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico, também a cidade do Rio de Janeiro, como capital dos BRICS, a cidade de Belém, como capital da COP 30 e o Ceará como sede do Triplo Fórum.

Segundo o IBGE, a divulgação ocorre em conjunto com as ações do órgão em 2025, como líder dos institutos de pesquisa dos referidos blocos geopolíticos. Isso inclui a agenda de eventos nacionais e internacionais e lançamento de pesquisas e indicadores, entre outras atividades de disseminação de informações.

 

 

 

 

Tags: brasil, IBGE, Mapa Mundi,