Foto: projeto-divulgação
O leilão de concessão para as obras do Túnel Santos-Guarujá, considerado a maior obra do Novo PAC e o primeiro túnel submerso da América Latina, será realizado nesta sexta-feira (5). Com um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto será executado por meio de uma concessão patrocinada, garantindo a construção e operação de uma nova e moderna infraestrutura entre as duas cidades do litoral paulista.
O certame ocorrerá na sede da B3, em São Paulo, e contará com a participação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Governo de São Paulo. A nova passagem terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos no canal, e contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá depende de balsas e embarcações que transportam cerca de 21 mil veículos e mais de 15 mil pedestres e ciclistas diariamente. Com o túnel, o tempo de viagem, que hoje pode levar até uma hora, será drasticamente reduzido para apenas dois minutos, eliminando as longas esperas e o estresse do cotidiano de moradores e turistas.
A nova infraestrutura trará uma série de benefícios, desde a melhoria na qualidade de vida e a segurança da população até um impacto significativo na economia da Baixada Santista. A ligação fixa entre as cidades irá impulsionar o comércio, o turismo, a logística do Porto de Santos e tem potencial para gerar milhares de empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da obra: “É o Brasil avançando com planejamento, inclusão e desenvolvimento regional”. A concessão terá 32 anos de vigência e será fiscalizada pela Antaq, em parceria com a Artesp. (com Agência Brasil)