Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Com a declaração de calamidade pública, fica estabelecido que órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população
Da redação - 02/05/2024 • 12:33
Ajuda humanitária/Camila Cunha/Correio do Povo
Nesta quinta-feira (2), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou uma medida solidária em apoio ao estado do Rio Grande do Sul, duramente afetado por fortes chuvas e enchentes nas últimas semanas. Em um gesto de cooperação e irmandade, o governador Riedel confirmou o envio de um helicóptero para auxiliar no resgate e na evacuação da população afetada.
“O Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos”, afirmou o governador Riedel. “Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso. Contem com o Mato Grosso do Sul”, completou.
A ação coordenada entre os governos estaduais visa mitigar os impactos dos desastres naturais que assolam o Rio Grande do Sul. Desde ontem, autoridades de Mato Grosso do Sul têm mantido contato com o gabinete de crise do governo gaúcho, liderado pelo governador Eduardo Leite, oferecendo suporte e assistência diante da situação emergencial.
No dia 1º de maio, o Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública em decorrência dos eventos climáticos extremos, que incluem chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade. Esses eventos foram classificados como desastres de Nível III, caracterizados por danos e prejuízos elevados.
O decreto assinado pelo governador Eduardo Leite destaca os danos humanos, com a perda de vidas, além dos danos materiais e ambientais, como a destruição de moradias, estradas e pontes, bem como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas.
Com a declaração de calamidade pública, fica estabelecido que órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas, em coordenação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, buscando minimizar os impactos e promover a recuperação das regiões atingidas.
A solidariedade demonstrada pelo governo de Mato Grosso do Sul reforça a importância da união entre os estados brasileiros em momentos de crise, mostrando que, juntos, é possível superar os desafios e oferecer esperança e assistência àqueles que mais necessitam.