ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Ministério da Saúde envia equipe para monitorar o cenário sanitário na fronteira com a Venezuela

Até o momento, não há aumento no fluxo migratório na fronteira com Roraima

Michelly Perez - 06/01/2026 • 08:24

Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde enviou uma equipe da Força Nacional do SUS para monitorar o cenário sanitário na fronteira do Brasil com a Venezuela, em Roraima. A ação ocorre como medida preventiva diante do agravamento da situação no país vizinho e do risco de impactos no sistema de saúde brasileiro.

Segundo a pasta, os profissionais estão avaliando a estrutura local, a disponibilidade de equipes, vacinas e insumos. Caso haja aumento da demanda ou pressão migratória, o governo afirma que pode expandir os serviços de saúde e até instalar unidades emergenciais, se necessário.

Atualmente, o Ministério segue atuando em parceria com a Operação Acolhida, responsável pelo atendimento de migrantes em municípios como Boa Vista e Pacaraima. A orientação é manter vigilância constante e resposta rápida para evitar riscos à saúde pública na região de fronteira.

Tags: fluxo migratório, saúde, Venezuela,