Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Portaria cria Grupo de Trabalho para elaborar proposta no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena
Da redação - 24/01/2024 • 10:00
Medicina Indígena/Fabio Rodrigues
Na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), uma portaria do Ministério da Saúde marca um passo significativo em direção à promoção da medicina indígena no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS).
Conforme a Agência Brasil, a Portaria nº 8, assinada pelo secretário nacional Ricardo Weibe Tapeba, institui o Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas, com o objetivo de elaborar uma proposta para o eventual estabelecimento de um programa nacional de emprego da medicina indígena.
Caráter consultivo e abrangente
O Grupo de Trabalho, composto por representantes das áreas técnicas da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), terá caráter consultivo e a capacidade de convidar especialistas de outros órgãos, entidades públicas e privadas, bem como representantes de organizações não governamentais (ONGs) e governos estrangeiros. A intenção é criar um ambiente colaborativo para a construção da proposta do Programa em Medicinas Indígenas.
Cronograma e responsabilidades
Os membros do grupo terão a responsabilidade de organizar e sistematizar as recomendações, além de debater, revisar, avaliar e fornecer apoio técnico na promoção de ações e estratégias relacionadas às medicinas indígenas no âmbito do Sasi-SUS. O prazo estabelecido para a conclusão das atividades é de 12 meses, contados a partir de hoje, podendo ser prorrogado por igual período.
Este movimento do Ministério da Saúde representa um compromisso sério em reconhecer e integrar a medicina indígena como parte integrante do sistema de saúde, respeitando as tradições e conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas brasileiras. O Grupo de Trabalho surge como uma instância fundamental para promover a diversidade e a inclusão no cuidado à saúde, trazendo uma perspectiva culturalmente sensível para o Sasi-SUS.