ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Ministro garante que o Brasil vai sair do Mapa da Fome em 2025

Expectativa de Wellington Dias é de que o país tenha a maior classe média da história

Michelly Perez - 16/01/2025 • 11:30

Foto: reprodução -internet

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (16), o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias confirmou que o Brasil deixará o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas, graças a programas sociais do Governo Federal, em especial o Bolsa Família.

“2025 será o ano em que pela segunda vez o Brasil sai do Mapa da Fome, com redução da miséria ao mais baixo patamar, redução da pobreza e fazendo o país ter a maior classe média da nossa história”, afirmou o ministro

No ano passado, o relatório apontou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023. Em números absolutos, 14,7 milhões deixaram de passar fome no país. A insegurança alimentar severa, que afligia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. Percentualmente, a queda foi de 8% para 1,2% da população. Segundo Wellington, o Brasil vai retomar o título de país livre da pobreza em apenas três anos.

Com a reformulação do Bolsa Família a partir de 2023, que garantiu um repasse mínimo de R$ 600 mensais, o ministro citou um estudo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal que revelou a redução em 91,7% de crianças na primeira infância que vivem em famílias na condição de pobreza ou extrema pobreza (renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa).

“Nós encontramos um número muito grande de crianças que estavam na linha da pobreza, na miséria, na extrema pobreza. E quando entra o novo Bolsa Família, que faz, ao mesmo tempo, um repasse maior para as famílias que têm crianças, porque, além do que a gente repassa para a família inteira, é repassado para as crianças até seis anos mais R$ 150, o efeito disso é que a gente tirou 92% destas famílias da extrema pobreza”.

Em 2024, o Governo Federal transferiu mais de R$ 168,3 bilhões por meio do programa, com média de R$ 14 bilhões mensais.

Além dos R$ 600 mensais, o programa repassa R$ 150 a mais para cada criança de zero a seis anos e R$ 50 a mais para crianças e adolescentes de sete a 18 anos, gestantes e nutrizes no grupo familiar.

Tags: brasil, Governo Federal, Mapa da Fome,