ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Número de animais resgatados pode chegar a 20 mil e governo do RS assina acordo para assistência

Medida inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte na adoção

Michelly Perez - 18/05/2024 • 12:08

Cavalo caramelo, símbolo da resiliência gaúcha/ Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A assistência aos animais resgatados nas enchentes foi formalizada neste sábado (18) pelo governo do Estado em parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD). O número de animais resgatados poderá chegar a cerca de 20 mil.

Um termo de cooperação foi firmado no Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas, com a presença do governador Eduardo Leite. O documento prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais e no acolhimento em abrigos nos municípios gaúchos.

Também inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção. O governador agradeceu a todos que se envolveram nos resgates e no atendimento aos animais neste momento crítico. Leite disse que o bem estar dos animais também é uma preocupação.

“Todas as vidas importam e por isso estamos empreendendo esforços para que os animais resgatados fiquem bem assistidos, recebam atendimento e encontrem os tutores dos quais se perderam nesta catástrofe. E para aqueles que não tiverem esse reencontro, que seja feito o encaminhamento para adoção, com o apoio de quem conhece a causa e nos subsidiará com assessoria técnica para implementarmos as melhores iniciativas nessa área”, enfatizou Leite.

Logo após a cerimônia, Leite conheceu o cavalo Caramelo, que comoveu o país e foi reconhecido como símbolo da resiliência gaúcha ao resistir em cima de um telhado até ser resgatado. O animal foi acolhido no Hospital Veterinário da Ulbra, onde está se recuperando e ganhando peso.

Dever e cuidado com os animais

A parceria para assistência aos animais foi conduzida pelo vice-governador Gabriel Souza, que é médico veterinário. A iniciativa foi articulada por meio do Gabinete de Crise. A Divisão de Políticas Públicas para Animais (Dippa) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Até o momento, a Defesa Civil estadual contabiliza mais de 12 mil salvamentos.

“Nós temos o dever de cuidar dos animais. O Rio Grande do Sul tem, inclusive, o único Código Ambiental estadual que reconhece os animais como seres sencientes, que sentem emoções e, portanto, são sujeitos de direitos”, disse Gabriel. Enquanto ainda era deputado estadual, ele foi autor da proposta que incluiu um capítulo exclusivo dedicado à proteção dos animais domésticos no Código Ambiental de 2020.

“Assinamos este termo de cooperação com o GRAD, mas também agradecemos a outras organizações, voluntários e médicos veterinários que têm se dedicado à causa animal nesta tragédia”, acrescentou.

 

Tags: animais, Enchentes, resgate,