Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Em Nova Iorque, ministra declarou que “o governo do presidente Lula reafirma os princípios democráticos de igualdade, diversidade e inclusão”
Michelly Perez - 12/03/2025 • 08:30
Foto: Governo Federal
Durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), realizada ontem (11), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, proferiu discurso no debate geral com destaque às políticas do governo brasileiro para a igualdade de gênero nas áreas de autonomia econômica, enfrentamento à violência, combate à fome e à pobreza e respeito à diversidade das mulheres.
“Reconhecendo que a autonomia econômica é central para que as mulheres possam viver livremente e com dignidade, sancionamos a Lei de reparação para órfãos do feminicídio e garantimos auxílio-aluguel para mulheres em situação de vulnerabilidade. Aprovamos a Lei da Igualdade Salarial e Remuneratória entre Mulheres e Homens. Uma mulher no Brasil recebe, em média, 20% a menos que um homem e uma mulher negra recebe metade do que recebe um homem branco”, lembrou.
A ministra das Mulheres citou ainda que o país lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, à qual 92 países já aderiram. E lembrou o marco de 30 anos dos direitos das mulheres, sendo revisado nesta edição da CSW.
Para finalizar, pontuou que “o Brasil está pronto para seguir contribuindo e avançando com políticas que coloquem as mulheres no centro do projeto democrático. O governo do presidente Lula reafirma os princípios democráticos de igualdade, diversidade e inclusão. Desejamos que possamos trazer esperança e solidariedade a todas as mulheres do mundo”, concluiu Cida Gonçalves.
Tags: Cida Gonçalves, Ministra Mulheres, ONU,