ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

“O Brasil está pronto para seguir avançando com políticas que coloquem as mulheres no centro”, diz Cida Gonçalves na ONU

Em Nova Iorque, ministra declarou que “o governo do presidente Lula reafirma os princípios democráticos de igualdade, diversidade e inclusão”

Michelly Perez - 12/03/2025 • 08:30

Foto: Governo Federal

Durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), realizada ontem (11), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, proferiu discurso no debate geral com destaque às políticas do governo brasileiro para a igualdade de gênero nas áreas de autonomia econômica, enfrentamento à violência, combate à fome e à pobreza e respeito à diversidade das mulheres.

“Reconhecendo que a autonomia econômica é central para que as mulheres possam viver livremente e com dignidade, sancionamos a Lei de reparação para órfãos do feminicídio e garantimos auxílio-aluguel para mulheres em situação de vulnerabilidade. Aprovamos a Lei da Igualdade Salarial e Remuneratória entre Mulheres e Homens. Uma mulher no Brasil recebe, em média, 20% a menos que um homem e uma mulher negra recebe metade do que recebe um homem branco”, lembrou.

A ministra das Mulheres citou ainda que o país lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, à qual 92 países já aderiram. E lembrou o marco de 30 anos dos direitos das mulheres, sendo revisado nesta edição da CSW.

Para finalizar, pontuou que “o Brasil está pronto para seguir contribuindo e avançando com políticas que coloquem as mulheres no centro do projeto democrático. O governo do presidente Lula reafirma os princípios democráticos de igualdade, diversidade e inclusão. Desejamos que possamos trazer esperança e solidariedade a todas as mulheres do mundo”, concluiu Cida Gonçalves.

Tags: Cida Gonçalves, Ministra Mulheres, ONU,