ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Presidente Lula decreta GLO em Belém durante a COP 30

A atuação militar está autorizada no período de 2 a 23 de novembro de 2025

Michelly Perez - 03/11/2025 • 11:27

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto autorizando o uso das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos municípios de Belém, Altamira e Tucuruí, no Pará. A medida tem como objetivo assegurar a segurança da Reunião da Cúpula de Líderes e da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

O decreto, publicado na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial da União, atende a um pedido formal do governador do Pará, Helder Barbalho. A mobilização segue o mesmo protocolo adotado em eventos internacionais anteriores, como as Cúpulas do G20 e do BRICS.

A GLO será focada na segurança das mais de 140 delegações estrangeiras, que incluem mais de 50 chefes de Estado ou de Governo, e também na proteção de infraestruturas críticas nas cidades de Belém, Altamira e Tucuruí.

Instalações como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso serão priorizadas.

Integração e Complementaridade

As Forças Armadas atuarão de forma coordenada com os órgãos de segurança pública federais e estaduais. O objetivo é complementar a capacidade operacional das forças policiais locais, garantindo a segurança de todas as autoridades, representantes da sociedade civil e preservando a ordem pública na região.

COP30: Relevância Global

A COP30, que ocorrerá em Belém, é um dos principais encontros globais para discutir o combate às mudanças climáticas. O evento é visto como uma oportunidade histórica para o Brasil reforçar sua liderança nas negociações de sustentabilidade, demonstrando esforços em áreas como energias renováveis e agricultura de baixo carbono.

Tags: COP30, GLO, Lula,