Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Meio milhão de pessoas já foram afetadas pelas chuvas em 317 municípios
Michelly Perez - 05/05/2024 • 07:00
Visita Lula/Reprodução: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal na prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado.
A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em seu perfil na rede X.
Neste domingo, a previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a da Saúde, Nísia Trindade, e o da Educação, Camilo Santana. O desembarque está previsto para 10h30 no estado.
A expectativa é de que a comitiva se reúna com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.
Em menos de uma semana, esta será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros desembarcaram na cidade de Santa Maria para avaliar a situação diante dos temporais.
Também pelas redes sociais, Lula voltou a afirmar que não faltarão recursos federais ao Rio Grande do Sul, que enfrenta o que autoridades vêm chamando de pior desastre climático da história do estado.
“O governo federal está em diálogo permanente com o governo do Rio Grande do Sul e com as prefeituras para apoiar a região no que for necessário. Não mediremos esforços para ajudar os municípios que sofrem com as chuvas e salvar vidas”, escreveu Lula.
Na tarde de ontem, Lula presidiu uma reunião virtual da sala de situação criada por ele na quinta-feira (2). No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, Lula e ministros debateram, por videoconferência, soluções emergenciais para o estado.
Parte dos ministros já se encontra em Porto Alegre onde será instalado um gabinete de crise que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.
Tags: Enchentes, Lula, Rio Grande do Sul,