ícone whatsapp

Nacional

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Rios amanhecem com milhares de peixes mortos em Florianópolis e caso intriga autoridades

Fenômeno se repete na região e levanta suspeitas de poluição e alterações na água

Michelly Perez - 22/04/2026 • 09:18

Foto: @odair_do_tio_beto/Odair Steinbach/Instagram

Um cenário preocupante chamou a atenção de moradores e autoridades ambientais em Florianópolis nesta quarta-feira (22). Milhares de peixes foram encontrados mortos em rios da Capital, especialmente na região do bairro Itacorubi, gerando alerta sobre possíveis impactos ambientais.

De acordo com as informações do ND Mais, os animais — em sua maioria manjubinhas — apareceram boiando em áreas de manguezal, reforçando um fenômeno que já vem sendo registrado em cidades da Grande Florianópolis nos últimos meses.

A causa da mortandade ainda não foi confirmada, mas hipóteses já estão sendo analisadas por órgãos ambientais. Entre elas, estão o descarte irregular de resíduos, poluição da água e o chamado choque osmótico — quando espécies de água salgada entram em contato com água doce, o que pode ser fatal.

A prefeitura informou que equipes estiveram no local para fiscalização e que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina foi acionado para realizar análises laboratoriais da água e dos peixes, etapa considerada essencial para identificar a origem do problema.

Casos semelhantes já foram registrados recentemente em municípios como Palhoça e Biguaçu, onde laudos técnicos apontaram fatores como baixa concentração de oxigênio, alterações no pH da água e presença de compostos químicos, possivelmente ligados a produtos domésticos.

Apesar das recorrências, ainda não há uma conclusão definitiva sobre a causa geral dos episódios, o que mantém o fenômeno sob investigação e preocupação constante das autoridades.

Tags: peixes, Rios, SC,