Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Integração garante maior efetividade na fiscalização entre as forças de segurança de todo o país
Michelly Perez - 12/03/2025 • 08:56
Foto: Detran-MS
O CISV (Centro Integrado de Vigilância Viária) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) passou a integrar a plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública que rastreia veículos em tempo real. Na semana passada três veículos com boletins de ocorrência em Minas Gerais, Paraná e São Paulo foram recuperados.
Antes da integração, o sistema tinha acesso apenas aos boletins de ocorrências registrados em Mato Grosso do Sul e agora é possível obter informações sobre restrições em todo o país. Exemplo dessa integração, foi o caso do primeiro veículo recuperado foi um Jeep Commander Limited T270 de cor Preta que tinha restrição de furto na cidade de Itaquaquecetuba, município de São Paulo.
Ao adentrar Mato Grosso do Sul no sentido Aparecida do Taboado – Paranaíba, o carro passou por uma das câmeras na rodovia federal que acionou o alarme do CISV e a polícia abordou o veículo em uma das praças de pedágio. Foi checado com o motorista que afirmou que o veículo estava locado em nome de sua mãe desde novembro de 2023. Foi registrado o Boletim de Ocorrência na cidade de Parnaíba.
“Sabemos que nosso Estado é rota de fuga para vários crimes e essa ferramenta veio acrescentar não somente para a segurança pública de nosso estado mas também de nosso País”, disse gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala.
O segundo caso aconteceu na cidade de Ponta Porã onde um veículo Volkswagen Saveiro branca ao ser checado foi constatado que tinha restrição de furto na cidade de Maringá no Paraná e ao abordar as duas pessoas que estavam no veículo, disseram que pegaram o veículo no Paraguai não sabendo dizer nem de quem era o veículo, nem quando pegaram e nem o local que pegaram.
Além disso, em Dourados, também foi apreendido pelos agentes de fiscalização do Detran-MS, um veículo Honda Civic Touring CVT na cor preta que estava com um boletim de ocorrência na cidade de Sabará, em Minas Gerais, onde o proprietário disse que havia estacionado o veículo em frente a casa de um amigo e quando retornou, o mesmo não estava mais no local.
Na delegacia, o motorista que é garagista em Dourados, se mostrou surpreso ao saber que o veículo possuía restrição criminal. Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, esse é um mais um marco importante para Mato Grosso do Sul.
“O governador Riedel nos cobra muito por inovação a serviço das pessoas. Nós já tínhamos no CISV uma ferramenta importantíssima no combate ao crime e reforço da segurança do nosso Estado, com essa integração com o Ministério da Justiça, vamos conseguir auxiliar ainda mais as forças de segurança mas agora em nível nacional”.
Tags: Ministério da Justiça, recuperação de veículos, Segurança Viária,