ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

MS prepara blindagem bilíngue no 190 e 193 para receber a COP15

Com foco em delegações de 130 países, Sejusp treina militares e espalha equipes fluentes em inglês e espanhol

Michelly Perez - 17/03/2026 • 08:05

Foto: divulgação

A partir da próxima semana, quem ligar para os números de emergência 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros) em Mato Grosso do Sul poderá ser atendido em inglês ou espanhol. A medida faz parte do plano da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para a COP15, a conferência da ONU sobre espécies migratórias que transformará a Capital no epicentro do debate ambiental global entre 23 e 29 de março.

O esquema especial não se limita ao telefone. Pela primeira vez, o Estado terá um núcleo especializado de Policiamento Turístico, com 23 militares capacitados especificamente para mediação de conflitos e protocolos internacionais. Eles estarão na linha de frente, garantindo que a barreira do idioma não seja um obstáculo para a segurança dos cerca de 2 mil visitantes estrangeiros esperados.

Polícia Civil e “Blue Zone”

A estrutura de atendimento bilíngue também alcança a Polícia Civil. Equipes de prontidão estarão posicionadas estrategicamente na Blue Zone — a área oficial do evento — e na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), facilitando o registro de ocorrências e o acolhimento de autoridades e cientistas.

Para garantir que nada saia do controle, a Sejusp montou um verdadeiro “QG” de inteligência:

  • Gabinete de Ações Integradas: Instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/MS), reunirá forças federais, estaduais e municipais.

  • Tropa de Choque e BOPE: Unidades de elite da PM permanecerão de prontidão para intervenções rápidas.

  • Patrulhamento Aéreo: Aeronaves farão o monitoramento constante das áreas de fluxo do evento.

Do asfalto ao bioma

Embora o coração da COP15 seja em Campo Grande, o reforço policial vai esticar o braço até os principais cartões-postais do Estado. Bonito, Jardim, Ponta Porã e a região do Pantanal receberão patrulhamento extra do Comando Ambiental, do Batalhão Rural e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

A ideia é blindar não apenas o local da conferência, mas todo o itinerário turístico que as delegações devem percorrer durante a estadia em solo sul-mato-grossense.

O que é a COP15 em Campo Grande?

Organizada pela ONU e pelo Ministério do Meio Ambiente, a 15ª Conferência das Partes reúne representantes de mais de 130 nações. O objetivo é traçar estratégias globais para proteger animais que migram entre continentes, como aves e mamíferos aquáticos. É a primeira vez que o Estado sedia um evento deste porte da ONU, consolidando MS como peça-chave na diplomacia ambiental.

Tags: Cop15, policia, segurança,