Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Proposta do vereador Papy busca alertar sobre os perigos "disfarçados" de fruta e chocolate
Michelly Perez - 08/08/2025 • 08:54
Foto: Izaias Medeiros
Os vereadores de Campo Grande aprovaram nesta quinta-feira (7) o projeto que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico. A proposta, de autoria do vereador Epaminondas Vicente Neto (Papy), tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos dos dispositivos.
Segundo Papy, a popularidade dos cigarros eletrônicos entre os jovens cresceu por conta do marketing e da falsa ideia de que são menos prejudiciais que os cigarros comuns. O vereador explicou que os líquidos vaporizados, que muitas vezes imitam sabores como frutas e chocolate, contêm nicotina, uma substância tão viciante quanto a do fumo tradicional.
A proposta destaca que o combate ao uso desses cigarros pode reduzir os custos futuros com saúde pública. Doenças respiratórias e cardiovasculares, causadas pelo consumo de nicotina, geram altos gastos para o sistema de saúde. O programa prevê a realização de eventos, palestras e campanhas para educar a população sobre os riscos.
O projeto de lei segue agora para a sanção da prefeita Adriane Lopes. Ela decidirá se o programa será transformado em lei municipal ou vetado. Não há prazo para que essa decisão seja tomada.
Tags: camara, Cigarro eletrônico, Projeto de Lei,