Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Remodelado, programa atende 2,5 mil pessoas em vulnerabilidade com emprego e capacitação
Michelly Perez - 18/11/2024 • 10:26
Foto: divulgação
A Câmara de vereadores de Campo Grande discutiu nesta segunda-feira (18) o PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). Durante a apresentação feita pelo diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Bezerra, os vereadores analisaram o programa alvo de escândalos na gestão Trad.
Dos 2.589 cadastros ativos, 694 são homens (28,8%), 1.716 mulheres (71,2%) e 6 transexuais (0,2%). Estão inclusos beneficiários com idades de 18 anos a 67 anos. A faixa etária com maior número de inscritos é a de 21 a 30 anos, englobando 734 beneficiários (30,4%).
Sobre as cotas, existem 41 beneficiadas vítimas de violência domestica, 22 pessoas com deficiência, 2 beneficiados com TEA (Transtorno do Espectro Autista), 27 egressos do sistema penitenciário , 310 vinculados como pessoas negras e nenhum indígena.
O presidente da Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, Clodoilson Pires (Podemos), reforçou a necessidade de uma maior divulgação dos processos seletivos. “É importante a gente ver cada uma das cotas estabelecidas, temos os portadores de necessidades especiais que sabemos a dificuldade que têm no emprego formal, os portadores de TEA, então, precisamos divulgar essas vagas para que elas sejam preenchidas, não temos alcançado o teto”, pontua.
Os beneficiários recebem um salário mínimo, cesta básica mensal, vale-transporte e alimentação no horário de trabalho. Eles prestam serviços na administração municipal em diversas atividades, como limpeza, conservação e consertos.
De acordo com o vereador Tabosa (PP), o novo PRIMT está dando resultados diferente dos escândalos que atingiram a mídia nacional, na era do então prefeito Marquinhos Trad. Que apontaram o programa como alvo de um “cabide de empregos”, que supostamente beneficiava digitais influencers e empresários.
“Projetos como o PRIMT não são mais usados como eram antigamente, esse novo PRIMT está dando frutos porque tem uma equipe de qualidade à frente dele”, citou.
Com a remodelação de 1º de abril a 30 de setembro, o município investiu R$ 32.650.509,44, com destaque para a Bolsa Auxílio, que totalizou R$ 22.796.497,00. Também foram aplicados R$ 4,2 milhões em fornecimento de alimentação, R$ 3,1 milhões em vale-transporte, e R$ 2,3 para entrega de cestas básicas.
Tags: camara, Prestação de contas, PRIMT,