Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Reconhecimento vem em meio a polêmicas, falta de insumos, reclamações de usuários
Michelly Perez - 09/12/2025 • 12:00
Foto: reprodução-PMCG
Campo Grande recebeu o Selo Diamante como a única capital brasileira com 100% de transparência segundo o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), mas o reconhecimento chega em meio a um cenário político conturbado, marcado por questionamentos, denúncias e pedidos de CPI para investigar justamente o que deveria ser o mais claro: o uso dos recursos públicos, especialmente na área da saúde.
A certificação — entregue em Florianópolis e celebrada pela gestão municipal nas redes sociais — contrasta com a realidade enfrentada nas unidades de saúde da Capital, onde faltam insumos, pacientes reclamam de demora no atendimento, e parlamentares questionam o paradeiro de verbas que, segundo eles, “não aparecem nem nos corredores, nem no atendimento, nem na qualidade do serviço oferecido”.
Nos bastidores da Câmara Municipal, cresce a pressão para abertura de uma CPI da Saúde, com vereadores apontando inconsistências, contratos mal explicados e um uso dos recursos que não condiz com os números apresentados pela prefeitura.
Mesmo com o discurso da gestão de que o Selo Diamante prova responsabilidade e transparência, a outra face da administração vem sendo marcada por polêmicas, conflitos internos, atrasos em obras, reclamações de servidores e suspeitas que se acumulam na área mais sensível da cidade: a saúde pública.
Para muitos moradores, o prêmio é bem-vindo — mas não elimina a necessidade urgente de explicações, investigações e mudanças. Afinal, a população espera que a transparência elogiada nos portais também seja sentida nas filas, nos postos e nos hospitais.
Porque, no fim, não basta ter 100% de transparência no papel se faltam respostas na prática.
Tags: Campo Grande, gestão, transparência,