ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Campo Grande ganha Selo Diamante, enquanto CPI da Saúde bate à porta da gestão

Reconhecimento vem em meio a polêmicas, falta de insumos, reclamações de usuários

Michelly Perez - 09/12/2025 • 12:00

Foto: reprodução-PMCG

Campo Grande recebeu o Selo Diamante como a única capital brasileira com 100% de transparência segundo o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), mas o reconhecimento chega em meio a um cenário político conturbado, marcado por questionamentos, denúncias e pedidos de CPI para investigar justamente o que deveria ser o mais claro: o uso dos recursos públicos, especialmente na área da saúde.

A certificação — entregue em Florianópolis e celebrada pela gestão municipal nas redes sociais — contrasta com a realidade enfrentada nas unidades de saúde da Capital, onde faltam insumos, pacientes reclamam de demora no atendimento, e parlamentares questionam o paradeiro de verbas que, segundo eles, “não aparecem nem nos corredores, nem no atendimento, nem na qualidade do serviço oferecido”.

Nos bastidores da Câmara Municipal, cresce a pressão para abertura de uma CPI da Saúde, com vereadores apontando inconsistências, contratos mal explicados e um uso dos recursos que não condiz com os números apresentados pela prefeitura.

Mesmo com o discurso da gestão de que o Selo Diamante prova responsabilidade e transparência, a outra face da administração vem sendo marcada por polêmicas, conflitos internos, atrasos em obras, reclamações de servidores e suspeitas que se acumulam na área mais sensível da cidade: a saúde pública.

Para muitos moradores, o prêmio é bem-vindo — mas não elimina a necessidade urgente de explicações, investigações e mudanças. Afinal, a população espera que a transparência elogiada nos portais também seja sentida nas filas, nos postos e nos hospitais.

Porque, no fim, não basta ter 100% de transparência no papel se faltam respostas na prática.

Tags: Campo Grande, gestão, transparência,