ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Deputados cobram punição após invasão e destruição em fazendas de Sidrolândia

Parlamentares pedem investigação sobre depredação de propriedades rurais e responsabilização dos envolvidos em conflito que elevou a tensão no campo

Michelly Perez - 16/06/2026 • 10:05

Foto: Luciana Nassar

A depredação registrada nas fazendas Água Clara e São Sebastião, em Sidrolândia, dominou os debates na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (16). Deputados de diferentes partidos cobraram investigação rigorosa para identificar os responsáveis pelos atos de destruição e pelos supostos furtos ocorridos durante o conflito envolvendo indígenas e produtores rurais.

Na tribuna, o deputado Zé Teixeira (PL) classificou os episódios como uma “barbárie” e lamentou os prejuízos causados às propriedades.

“Tinha história. Tinham quadros na parede. Se amanhã, por questões de Justiça, desapropriarem a área, é um patrimônio que os próprios indígenas poderiam utilizar. Mas destruíram tudo. Foi uma barbárie”, afirmou.

O parlamentar também pediu a apuração do desaparecimento de máquinas, veículos e insumos que, segundo relatos, teriam sido levados das propriedades durante a ocupação.

“Quem liderou esse movimento tem que ser responsabilizado. É preciso investigar os crimes de roubo, depredação e também quem recebeu esses equipamentos”, declarou.

O deputado Coronel David (PL) também defendeu a identificação e punição dos envolvidos, independentemente de posicionamento político ou ideológico.

“O que deve prevalecer é a punição dos verdadeiros culpados e o respeito ao direito de propriedade. Não importa a cor ou a ideologia de quem cometeu os atos”, disse.

O debate teve contraponto do deputado Pedro Kemp (PT), que contestou a tentativa de associar os acontecimentos ao Partido dos Trabalhadores.

“Não tem nada a ver com o PT. É preciso ter responsabilidade ao tratar desse assunto. O deputado Zeca esteve no local e relatou que se trata de uma ação isolada”, afirmou.

Documento de caciques pede investigação

O tema também foi levado oficialmente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por meio de requerimento apresentado pelo deputado Zeca do PT (PT). O documento inclui uma ata assinada por nove caciques da região, que pedem investigação para identificar os responsáveis pela depredação e eventuais mandantes da ação.

Segundo o parlamentar, lideranças indígenas também repudiaram os atos registrados nas propriedades rurais.

“Reafirmo meu compromisso com a luta pela demarcação das terras indígenas, mas não concordo com qualquer tipo de depredação. Os responsáveis precisam ser identificados e responder pelos seus atos”, destacou.

O caso segue sob atenção das autoridades de segurança e deve ser alvo de apurações para esclarecer as circunstâncias dos confrontos, os danos causados às propriedades e a eventual participação de lideranças na organização das ações.

Tags: ALEMS, invasão de terras, investigação,