ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Escândalo de propina tira R$ 25 milhões em investimentos de Naviraí

Empresa desistiu de construir empresa de bebidas que empregaria 200 trabalhadores

Marcos Maluf - 24/09/2024 • 15:28

Foto: A foto da Rua

A cidade de Naviraí foi alvo de mais uma polêmica, desta vez envolvendo um escândalo de corrupção na atual gestão. O caso veio à tona após a empresa Dom Fiorelo, que pretendia investir no município com a construção de uma fábrica de R$ 25 milhões, alegou ter sido vítima de um golpe de R$ 20 mil pelo “Braço direito” da prefeita Rhaiza Matos.

Segundo a denúncia, a expectativa dos empresários era a de consolidar no município a fábrica de bebidas, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos. Contudo, faltando 15 dias para o lançamento oficial do projeto, fotos dos supostos cheques utilizados no esquema começaram a circular nas redes sociais dos moradores da cidade.

As tratativas de instalação não são recentes. Desde o início, eles teriam deixado claro para a prefeita Rhaiza e o gerente de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Guedes, a intenção de realizar os investimentos de R$ 25 milhões. A chegada de novos investimentos, ainda mais em cidades do interior do Estado, sempre é positiva. Neste caso, para a elaboração da construção, os investidores solicitaram a contrapartida do município, por meio da doação de uma área.

Solicitação que foi atendida em fevereiro deste ano, com base na Lei 2.543, que previa a doação de uma área no setor industrial do município. Com o terreno aprovado, os investimentos previstos e os projetos prontos para serem elaborados, o que era sonho se tornou pesadelo diante do escândalo com a divulgação das imagens dos cheques, situação que levou a prefeita Rhaiza a ter que dar uma justificativa.

Fato que chamou a atenção é que os dois cheques no valor de R$ 10 mil entregues pela empresa interessada no investimento foram emitidos poucos meses antes da liberação da área de construção. Tal cenário fez com que o Ministério Público iniciasse uma investigação para apurar se o pagamento não teria sido utilizado como “moeda de troca” ou para favorecimento no processo de doação de área.

No início deste ano, a população de Naviraí teve outra surpresa. Desta vez, a própria prefeita Rhaiza foi quem exonerou o “braço direito”, Eugênio Guedes, despedida que, até mesmo, ganhou um vídeo publicado em suas redes sociais, onde comentou sobre a despedida do colega.

Após meses do ocorrido, o município segue sem a empresa, sem os investimentos e sem a geração de empregos. Enquanto isso, a Justiça de Naviraí optou por arquivar a denúncia, pela ausência de elementos que comprovem a corrupção no caso.

Tags: Fraude, Naviraí, politica,