ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Lula conversa por telefone com presidente da China e reforça parceria com o Brasil

Ligação abordou cooperação econômica, tecnologia, meio ambiente e cenário internacional

Michelly Perez - 23/01/2026 • 09:59

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na noite de quinta-feira (22), com o presidente da China, Xi Jinping. A ligação durou cerca de 45 minutos e teve como foco o fortalecimento da parceria entre os dois países.

Durante a conversa, Lula e Xi destacaram o avanço das relações entre Brasil e China desde a visita do líder chinês ao Brasil, em novembro de 2024. Os presidentes falaram sobre a criação da chamada Comunidade de Futuro Compartilhado, iniciativa que busca um mundo mais justo e um planeta mais sustentável.

Os dois líderes ressaltaram a importância da cooperação em áreas como infraestrutura, transição ecológica e tecnologia, além de concordarem em ampliar parcerias em setores estratégicos e de inovação.

Na ligação, o presidente Lula também anunciou que o Brasil vai conceder isenção de visto de curta duração para algumas categorias de cidadãos chineses. A medida será adotada como forma de reciprocidade, já que a China passou a conceder isenção de vistos a brasileiros desde 2025.

Ao tratar do cenário internacional, Lula afirmou que Brasil e China têm papel importante na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio. Os dois presidentes reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como caminho para garantir a paz e a estabilidade no mundo.

Ao final da conversa, Lula e Xi Jinping concordaram em manter diálogo frequente sobre temas da relação bilateral e assuntos de interesse regional e global.

Tags: China, Lula, Xi jinping,