Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
Acordo de US$ 200 milhões será destinado à recuperação de estradas e marca articulação entre governo federal e estadual
Michelly Perez - 14/04/2026 • 09:37
Foto: reprodução-internet
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Riedel devem formalizar hoje (14), em Brasília, a assinatura de um empréstimo internacional de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) para investimentos em rodovias de Mato Grosso do Sul.
O recurso, viabilizado junto ao Banco Mundial, será aplicado no programa Rodar MS, que prevê a recuperação e manutenção de cerca de 800 quilômetros de estradas estaduais, com impacto direto na logística e no escoamento da produção.
A iniciativa representa um movimento conjunto entre o Governo Federal e o Estado para ampliar investimentos em infraestrutura, mesmo em um cenário de diferenças políticas.
No meio da articulação, o deputado federal Vander Loubet destacou o papel do diálogo institucional para viabilizar o acordo.
“A disputa eleitoral não pode prejudicar os interesses do nosso estado. Trabalhei pessoalmente para destravar esses recursos e o presidente Lula nos atender prontamente mostra o empenho em caminhar junto com o governador para cuidar de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O financiamento terá prazo de execução de até 10 anos e será direcionado a obras consideradas estratégicas, principalmente na região do Cone Sul do Estado, onde rodovias são essenciais para o transporte de cargas e mobilidade da população.
Além da recuperação das vias, o programa inclui ações voltadas à segurança viária e à adaptação das estradas a eventos climáticos extremos, ampliando a durabilidade da infraestrutura.
A expectativa é que os investimentos impulsionem o desenvolvimento econômico regional, facilitando o escoamento da produção agrícola e reduzindo custos logísticos.