ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Morre aos 84 anos Nelly Bacha, pioneira na política de Campo Grande

Educadora e advogada, Nelly Elias Bacha marcou gerações e abriu caminhos para mulheres na vida pública

Michelly Perez - 09/04/2026 • 10:57

Foto: reprodução-internet

Faleceu na noite de quarta-feira (8), em Campo Grande, a professora e advogada Nelly Elias Bacha, aos 84 anos. Figura histórica da política sul-mato-grossense, ela foi a primeira mulher a comandar a prefeitura da capital, além de ter uma longa trajetória no Legislativo municipal.

Segundo informações divulgadas, Nelly enfrentava o Doença de Parkinson há cerca de oito anos e estava acamada. A causa da morte, no entanto, não foi informada.

O velório está sendo realizado nesta quinta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, atendendo a um desejo manifestado pela própria ex-prefeita. Em sinal de respeito, a Casa de Leis suspendeu as atividades previstas para o dia e decretou luto oficial de três dias.

Trajetória marcada por pioneirismo

Nascida em Corumbá, em 1941, Nelly mudou-se ainda criança para Campo Grande, onde construiu sua história pessoal e profissional. Formada em Filosofia e Direito, dedicou parte da vida ao magistério na rede pública e à defesa dos direitos dos educadores.

Também teve atuação destacada à frente da ACP, sindicato que representa professores da capital, onde lutou por melhorias na educação e pela valorização da categoria.

A entrada na vida pública ocorreu pelo MDB, quando foi eleita vereadora. Ao longo de 18 anos de mandato, entre 1973 e 1988, consolidou seu nome como uma das principais lideranças políticas da cidade.

Durante sua passagem pela presidência da Câmara, nos anos de 1983 e 1984, acabou assumindo interinamente a prefeitura por mais de dois meses — tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em Campo Grande e deixando um legado de representatividade e pioneirismo.

Tags: Capital, Nelly Bacha, politica,