Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Proposta da deputada Gleice Jane prevê ações nas escolas e alerta para riscos como cyberbullying e aliciamento online
Michelly Perez - 25/03/2026 • 10:02
Foto: Luciana Nassar/ALEMS
O Governo de Mato Grosso do Sul sancionou a Lei nº 6.560, que cria a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre Segurança Digital para Crianças e Adolescentes, chamada de “Segurança em Rede”.
A nova legislação, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (25), passa a integrar o calendário oficial do Estado e será realizada todos os anos na terceira semana de maio.
A proposta é de autoria da deputada estadual Gleice Jane e tem como foco orientar crianças, adolescentes, pais e educadores sobre o uso seguro e consciente da internet.
A iniciativa surge em meio ao aumento do uso de celulares, redes sociais e jogos online por jovens. Segundo a parlamentar, esse cenário também traz desafios importantes.
Entre os principais riscos estão:
A proposta busca incentivar o diálogo dentro das famílias e nas escolas, além de fortalecer a prevenção.
Durante a semana, poderão ser realizadas diversas atividades, como:
A lei também permite parcerias entre o poder público, entidades privadas e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance das ações.
A proposta reforça a importância de criar uma cultura de uso responsável da tecnologia, incentivando hábitos digitais mais saudáveis e o uso de ferramentas de controle parental.
O nome “Segurança em Rede” simboliza não só o ambiente digital, mas também a união entre famílias, escolas e sociedade na proteção de crianças e adolescentes.
Tags: Conscientização, ms, Segurança digital,