Em um discurso carregado de reflexão e humanidade, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, falou sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam para ocupar espaços de poder.
Ao lembrar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ministra lamentou que, mesmo depois de tantos avanços, muitas posições de liderança ainda sejam dominadas por homens.
Segundo ela, a história mostra que a caminhada das mulheres sempre foi marcada por barreiras.
“Não tem sido fácil a vida das mulheres nesta humanidade”, afirmou, destacando que a igualdade prevista na lei ainda não se reflete totalmente na realidade.
Durante a fala, a ministra também chamou atenção para a violência que muitas mulheres enfrentam diariamente no Brasil. Para ela, os números mostram que ainda há muito a ser feito para garantir segurança, respeito e oportunidades iguais.
Cármen Lúcia ressaltou que ampliar a presença feminina em espaços de decisão é um passo importante para mudar essa realidade. Para a magistrada, quando mulheres ocupam cargos de liderança, ajudam a abrir caminhos para que outras também cheguem lá.
Ao final, a presidente do TSE deixou uma mensagem de esperança. A expectativa, segundo ela, é que as próximas gerações encontrem um mundo mais justo, onde meninas possam crescer sabendo que também têm lugar em qualquer espaço — inclusive nos centros de poder.