ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

No comando: mulheres mostram a força feminina na gestão pública

Diariamente, elas têm se destacado na formulação de políticas voltadas à igualdade de gênero

Michelly Perez - 08/03/2025 • 09:00

Foto:

Campo Grande, pela primeira vez na história, conta com duas mulheres gestoras à frente da prefeitura, a prefeita Adriane Lopes e a vice-prefeita Camilla Nascimento. Além disso, a força feminina tem conquistado cada vez mais espaço e atualmente, o município conta com 21.228 servidoras públicas, representando 74,44%. Entre as lideranças, há 10 titulares do primeiro escalão entre as secretárias, agências e fundações, e cinco secretárias e diretoras-adjuntas.

“Este é um Dia da Mulher muito significativo para Campo Grande, pois, pela primeira vez na história, temos uma prefeita e uma vice-prefeita mulheres. Além disso, alcançamos a paridade na gestão com praticamente a metade dos cargos ocupados por mulheres. Saímos do discurso para a prática, demonstrando que as mulheres campo-grandenses têm, nesta gestão, a oportunidade de mostrar seu potencial e entregar resultados”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

As mulheres na administração pública têm se destacado na formulação de políticas voltadas à igualdade de gênero, proteção social, inovação na saúde e educação. Os dados positivos de Campo Grande só reforçam que a cidade está fortalecendo a democracia através da ocupação desses espaços pela competência, técnica e liderança.

As secretárias destacam quais serão os próximos passos e desafios dos quatro anos de gestão. Como gestoras estão atentas às mudanças, demandas futuras e prontas para continuar liderando.

A vice-prefeita Camilla Nascimento também comanda a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS). Ela pontua que nos próximos quatro anos, o objetivo é trabalhar intensamente para ampliar essas oportunidades, especialmente para as mulheres, mostrando que todas podem conquistar espaços pela competência.

“Muitas vezes, a presença feminina na gestão é relativizada, como se fosse apenas uma questão de representatividade, mas não se trata de cota. As mulheres estão nesses cargos por competência, experiência e capacidade de decisão. Nada vem de graça, tudo é fruto de muita luta. O mais importante é que, ao ocuparmos esses espaços, possamos abrir caminhos para que mais mulheres tenham oportunidades em diferentes setores e esferas de poder”, finaliza.

Tags: Capital, gestão, Mulheres,