Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
"Trabalhar na rede pública de saúde é lidar com um ambiente insalubre"
Michelly Perez - 04/08/2025 • 11:02
Foto: Izaias Medeiros
Uma audiência pública realizada hoje (4), na Câmara Municipal revelou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde no dia a dia na rede pública de saúde. Representantes de médicos e profissionais da enfermagem relataram alta carga de trabalho, estresse, ameaças, defasagens de gestão e falta de medicamentos, que impactam no atendimento aos pacientes.
O presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, Marcelo Santana Silveira, falou da alta carga de estresse e superlotação nos hospitais, resultando no crescimento dos problemas de saúde mental. “Trabalhar na rede pública de saúde é lidar com um ambiente de trabalho insalubre e defasado”, disse.
A vice-presidente do Sinmed, Rosimeire Arias Lima, citou que muitos profissionais estão temerosos de apresentar as queixas e serem prejudicados. “Cuidar dos profissionais de saúde não é só gesto de humanidade, mas uma estratégia para melhorar o atendimento aos usuários de saúde”, afirmou.
Leandro Afonso Rabelo, do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), relatou falta de descanso digno e ameaças de agressões e até de morte. Ele também lembrou que, na última semana, um profissional da enfermagem cometeu suicídio devido ao estresse e sobrecarga de trabalho. “Quantos mais profissionais teremos tirando suas vidas devido à estresse, sobrecarga de trabalho e agressões que estão sofrendo?”.
O vereador Professor Juari salientou que o principal encaminhamento é buscar o diálogo entre os profissionais da saúde e a gestão. “Fazer com que a Sesau converse mais com os médicos, com os servidores”, disse. O vereador Flávio Cabo Almi enfatizou a necessidade de “cuidar daqueles que cuidam da gente”.
A Doutora Silvia Helena, representando a Fiocruz, enfatizou que o trabalho não pode ser fator de adoecimento. “Precisamos estar atentos à saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente e cuidam de pessoas que adoecem”, disse. Ela ressaltou que a saúde mental está entre as três principais causas de adoecimento dos trabalhadores.