ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

“O pouco de dignidade que temos, a gente perde andando de transporte público”: Usuários criticam qualidade dos ônibus na CPI

Presidente Papy disse que Comissão vai exigir a compra de novos veículos e plano de mobilidade

Michelly Perez - 26/06/2025 • 08:43

Foto: Izaias Medeiros

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou ontem (25), uma audiência pública da CPI do Transporte Público, onde dezenas de cidadãos relataram suas experiências com o transporte coletivo na cidade. A iniciativa inovadora permitiu que os usuários participassem simultaneamente da audiência no plenário Oliva Enciso e na Praça Ary Coelho.

Os usuários relataram diversas dificuldades, incluindo superlotação dos ônibus, falta de higiene nos veículos e problemas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Marina Anunciação da Silva, moradora das Moreninhas, destacou a insatisfação com o serviço, dizendo que “é péssima a qualidade dos ônibus”. Sonia Rodrigues, do Distrito de Anhanduí, expôs a superlotação como uma das maiores dificuldades, afirmando que “o ônibus anda muito cheio, não tem lugar pra sentar”.

Impactos no Dia a Dia

Andreia Maria Silva Lopes, moradora do Jardim Los Angeles, apontou os impactos da precariedade no dia a dia de quem trabalha, dizendo que pega todos os dias a linha 116 e muitas vezes não consegue chegar ao trabalho.

“Sou cuidadora e não consigo chegar no meu trabalho porque o ônibus não passa, ou estraga, ou passa direto por estar lotado. O pouco de dignidade que temos, a gente perde andando de transporte público”, lamentou.

Resultados da Audiência

Os vereadores membros da CPI explicaram que os depoimentos dos usuários farão parte do relatório final da comissão. O vereador Maicon Nogueira disse que a audiência comprova a gravidade dos problemas enfrentados e que a comissão buscará respostas concretas a médio e longo prazo. A vereadora Luiza Ribeiro reforçou o papel da audiência como ferramenta de escuta da população.

Compromisso da Casa de Leis

O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, destacou que a CPI tem o objetivo de esclarecer os problemas do transporte e apresentar soluções práticas para o município de Campo Grande executar. Ele também afirmou que a CPI vai exigir a compra de novos ônibus e cobrar um amplo plano de mobilidade urbana para que o transporte coletivo tenha vantagem no trânsito da cidade.

Tags: CPI, ônibus, Transporte,