Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
“A gente paga por algo que não tem”, desabafa a aposentada em busca de respostas
Michelly Perez - 02/02/2026 • 09:34
Foto: divulgação
A indignação com o IPTU 2026 em Campo Grande ganhou um rosto e uma voz que representa milhares de famílias. Leila Lopes de Rezende, moradora do Jardim Santa Emília, decidiu não ficar calada diante de um boleto que não condiz com a realidade da sua rua. Ela procurou o vereador Landmark Rios (PT) para denunciar que está sendo cobrada como se morasse em rua asfaltada, mas vive cercada de buracos e poeira.
Dona Leila mora em um terreno de esquina na Rua Internacional e conta que o problema se espalha por todo o bairro. Para ela, a conta não fecha: o imposto sobe, mas a infraestrutura não chega.
“A indignação da gente é que você paga por uma coisa que você não tem. Se tivesse asfalto, a gente pagaria com gosto. Agora, pagar pelo que não existe fica complicado”, desabafa a moradora.
Segundo o relato, o bairro Santa Emília sofre com o abandono. Quando chove, as ruas viram um “barreiro” intransitável; na seca, a poeira castiga a saúde dos moradores. Mesmo morando perto de vias movimentadas, como a região do Mister Júnior, o acesso às casas está cada vez mais difícil devido aos buracos.
Para piorar, o bolso pesa. Aposentada, Dona Leila sempre prezou por pagar suas contas em dia, mas o valor atual do imposto tornou o pagamento à vista impossível. “O salário é pouco. Hoje não consigo mais pagar tudo de uma vez, estou parcelando”, lamenta.
Ao receber a denúncia, o vereador Landmark Rios reforçou que o caso de Dona Leila é uma prova das “distorções graves” na prefeitura. O parlamentar destacou que tem lutado contra esses aumentos e lembrou do seu Projeto de Lei nº 12.213/25, que propõe aumentar o desconto do IPTU para 20%, tentando aliviar o prejuízo de quem vive na periferia sem assistência.
Landmark também garantiu que vai votar pela derrubada do veto da prefeita Adriane Lopes ao projeto que suspendeu o aumento da taxa de lixo.
“Nossa posição é clara: vamos votar para derrubar o veto. Queremos que esse projeto dos 20% de desconto tramite e seja aprovado, para que o campo-grandense não comece o ano com surpresas desagradáveis como essa de 2026”, afirmou o vereador.