Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Investigação aponta que médicos contratados teriam pago propina para favorecer contratos
Michelly Perez - 24/02/2026 • 08:27
Foto: PF
A Polícia Federal prendeu preventivamente, ontem (23), o ex-secretário municipal de Saúde de Selvíria, Edgar Barbosa dos Santos, apontado como figura central no esquema investigado pela Operação “Rastro Cirúrgico”.
Segundo a PF, o então gestor teria exercido papel estratégico na engrenagem que desviava recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), motivo pelo qual já havia sido afastado do cargo na primeira fase da operação, em agosto de 2025.
De acordo com as investigações, o ex-secretário ocupava posição de comando dentro da suposta organização criminosa, com influência direta sobre contratos e procedimentos licitatórios da Saúde municipal.
A Polícia Federal afirma ter reunido provas de que o grupo atuava por meio de:
direcionamento e fraude em licitações;
superfaturamento por sobrepreço e por quantidade;
recebimento e pagamento de propinas;
simulação de concorrência com propostas falsas;
ocultação de valores por meio de “laranjas”;
remessas ilegais de dinheiro ao exterior.
Para os investigadores, a estrutura funcionava de forma organizada dentro da administração pública local.
A PF sustentou que surgiram elementos novos indicando a permanência do vínculo entre investigados e risco de continuidade das práticas criminosas, mesmo após medidas cautelares anteriores.
Diante disso, a corporação pediu a prisão preventiva de três dos dez indiciados. A Justiça deferiu parcialmente o pedido e determinou a prisão do ex-secretário, apontado como um dos principais articuladores do esquema.
Ao final do inquérito, os envolvidos poderão responder por crimes como peculato, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.
A Operação “Rastro Cirúrgico” segue em andamento e não estão descartadas novas medidas.
Tags: Ex-secretário, PF, Selvíria,