ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Por um voto, taxa do lixo é mantida e conta continua mais cara em Campo Grande

Mesmo após críticas sobre falta de diálogo e ilegalidade, aumento da taxa do lixo segue valendo

Michelly Perez - 11/02/2026 • 09:35

Foto: Izaias Medeiros

Por apenas um voto, os moradores de Campo Grande continuarão pagando mais caro na Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos em 2026.

Na sessão de ontem (10), os vereadores mantiveram o veto do Executivo ao projeto que suspendia os efeitos do decreto responsável pelo aumento. Foram 14 votos pela derrubada do veto e 8 pela manutenção. No entanto, eram necessários 15 votos para invalidar a decisão da Prefeitura.

Na prática, isso significa que o aumento continua valendo.

Debate dividido — e população no meio

De um lado, os vereadores que votaram para manter o veto defenderam que a arrecadação é necessária para garantir recursos para áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Do outro, parlamentares que tentaram derrubar o veto afirmaram que a cobrança foi abusiva e sem debate prévio com a Câmara e com a sociedade. Muitos contribuintes, segundo eles, foram pegos de surpresa ao receber os carnês com valores reajustados.

Também houve questionamentos sobre o Perfil Socioeconômico Imobiliário (PSEI), estudo que embasou o aumento. A oposição pediu mais transparência e uma análise mais detalhada dos critérios utilizados.

Pressão, comissão e audiência pública

A polêmica começou ainda quando os carnês chegaram às casas dos moradores. Durante o recesso parlamentar, foi criada uma Comissão Especial para apurar os fundamentos do reajuste.

Em janeiro, em sessão extraordinária, os vereadores chegaram a aprovar o projeto que suspendia o aumento. No entanto, o Executivo vetou a proposta — e agora o veto foi mantido.

Na última quinta-feira, uma audiência pública reuniu técnicos, juristas e representantes da sociedade para discutir o tema. Mesmo assim, o impasse terminou com a manutenção da cobrança.

Quem paga a conta?

Enquanto Executivo e Legislativo travam disputas políticas e técnicas, o contribuinte segue no centro da discussão — e com o boleto na mão.

A decisão evidencia um racha na Câmara e levanta um questionamento que permanece no ar: faltou diálogo antes do aumento ou faltou responsabilidade na hora de derrubar o veto?

No fim, por um voto, a taxa do lixo continua mais pesada no bolso da população.

Tags: camara, polemica, Taxa do Lixo,