Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Participação dos usuários tem sido fundamental para traçar o perfil do serviço prestado na Capital
Michelly Perez - 24/07/2025 • 09:14
Foto: Marcos Maluf
Com relatório final previsto para ser entregue no dia 15 de agosto, a CPI confirmou que das 641 denúncias realizadas por usuários do transporte coletivo, os problemas de ordem estrutural, como a conservação da frota e a falta de veículos, somam mais da metade das queixas (50,3%), seguidos pela superlotação, pontualidade e mau atendimento, com 29,6% dos relatos.
O documento destaca ainda que 452 queixas foram catalogadas em temas especificados pelos denunciantes, sendo o maior volume de denúncias (168, o equivalente a 37,2%) está relacionado à falta de manutenção e ao estado precário dos veículos.
Os relatos envolvem ônibus quebrados, sujos, com defeitos e em condições inadequadas de uso. A superlotação aparece como a segunda queixa mais frequente, com 79 registros (17,5%), seguida pela falta de ônibus, que gerou 59 manifestações (13,1%).
Outros pontos abordados no relatório foram atrasos constantes (34 queixas), atendimento precário aos usuários (21), má gestão do sistema (10) e condutas inadequadas por parte de motoristas (5). Ainda foram recebidas sugestões de melhoria (5) e denúncias não especificadas (4).
Do total de registros, a maioria veio da Região Sul da cidade (27%), seguida da Região Central (16,2%) e da Região Norte (7,7%). Em 28,5% dos casos, não foi possível identificar a localidade da ocorrência.
Tags: camara, CPI, Transporte,