Retinoblastoma/Assessoria
Campo Grande avança significativamente com a aprovação do Projeto de Lei que estabelece o dia 18 de setembro como o Dia Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma, em um esforço conjunto para combater esta doença que afeta crianças.
O retinoblastoma, um tumor maligno que se desenvolve na retina, é a forma mais comum de câncer ocular na infância. Reconhecendo a importância crítica do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz, o projeto visa incluir no Calendário Oficial de Eventos a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma, a ser comemorada anualmente em setembro.
O autor do projeto, o vereador Dr. Victor Rocha, também médico, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre os sinais de alerta do retinoblastoma, especialmente a leucocoria, um reflexo branco nos olhos que pode indicar a presença do tumor. Ressalta-se a importância dos exames oftalmológicos regulares para identificar precocemente essa condição e iniciar o tratamento oportuno.
Além de enfatizar a importância do diagnóstico precoce, o projeto ressalta os avanços no tratamento do retinoblastoma e como esses têm contribuído para uma melhor sobrevida dos pacientes. A conscientização sobre os sintomas e sinais do retinoblastoma é fundamental para assegurar que as crianças afetadas recebam o tratamento adequado no momento certo, aumentando suas chances de recuperação.
Agora, o projeto aguarda a sanção da prefeitura de Campo Grande para que as ações de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce de retinoblastoma possam ser oficialmente implementadas, beneficiando as crianças da cidade e suas famílias. Este marco legislativo representa um passo importante na luta contra o retinoblastoma e na promoção da saúde ocular infantil em Campo Grande.