ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Proposta pretende reduzir jornada de trabalho de servidores municipais sem mudança de salário

Sem previsão de reajuste em 2025, projeto quer dar qualidade de vida aos funcionários públicos

Michelly Perez - 17/06/2025 • 10:06

Foto: assessoria

Uma Proposta de Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município apresentada na Câmara de Vereadores pretende reduzir de 8 para 6 horas diárias de trabalho dos servidores municipais de Campo Grande, com no máximo, 30 horas semanais.

O objetivo, segundo a proponente Luiza Ribeiro (PT), é garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores, sem comprometer a produtividade e a eficiência do serviço público municipal.

“A atual jornada de oito horas diárias impõe aos servidores uma série de despesas e uma perda excessiva de tempo do seu cotidiano, sem que isso represente aumento de produtividade. É preciso repensar esse modelo, trazendo mais qualidade de vida, bem-estar e motivação para quem serve à cidade”, defende Luiza.

A proposta dialoga com movimentos nacionais que defendem a redução da jornada de trabalho, como o debate em torno da PEC da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), que discute o fim da jornada 6×1 no Brasil e dentro de um contexto de insatisfação dos servidores, após o anúncio da prefeita Adriane Lopes de que, pelo terceiro ano consecutivo, não haverá reajuste linear para a categoria.

A PEC já foi assinada por outros dez vereadores: Ronilço Guerreiro, Professor Juari, Junior Coringa, Marquinhos Trad, Veterinário Francisco, Fábio Rocha, Flávio Cabo Almi, Landmark, Jean Ferreira e Neto Santos.

 

Tags: camara, Projeto de Lei, Servidores,