Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
Em Campo Grande, 184 mil pessoas deixaram de registrar o voto no 2º turno
Michelly Perez - 28/10/2024 • 09:26
Foto: Divulgação TRE-MS
A Justiça Eleitoral confirmou que fará uma pesquisa para descobrir as causas das abstenções e tentar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026. A informação foi confirmada pela presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Em todo o país, as ausências subiram de 21,68% no primeiro turno para 29,26% no segundo.

Em Campo Grande após um primeiro turno com abstenção de 25,5%, totalizando 164.799 eleitores, o segundo turno foi de abstenção ainda maior com 28,6%, um número de 184.812 eleitores. Além disso, foram contabilizados 11.704 votos em branco e outros 16.871 votos nulos.
“Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, afirmou Cármen Lúcia em entrevista coletiva para fazer o balanço do segundo turno das eleições municipais deste ano.
A expectativa é de que o TSE faça uma pesquisa junto aos dados coletados pelos Tribunais Regionais Eleitorais para identificar os principais entraves ao comparecimento de eleitores em cada localidade. Um relatório deverá ser apresentado antes da diplomação dos candidatos eleitos, em dezembro.
Tradicionalmente, a abstenção aumenta entre o primeiro e o segundo turno, principalmente por causa de eleitores descontentes com os dois candidatos. As eleições de 2024 registraram o segundo maior volume de ausências da história, só perdendo para 2020, no auge da pandemia de covid-19, quando 23,2% deixaram de votar no primeiro turno e 29,5% no segundo turno.
A ministra advertiu que o TSE precisará tratar localmente as variáveis que influenciam a abstenção. “Houve município em que teve 16% de abstenção e houve município com 30%”, justificou. (com Agência Brasil)
Tags: abstenção, Eleição, Justiça Eleitoral,