Campo Grande - sábado, 2 de novembro de 2024
Denominado Isopainel, ele causou polêmica nos últimos dias no cenário político
Marcos Maluf - 12/07/2024 • 10:07
Sala de aula modular/revista A Foto
Após a breve troca de farpas entre o pré-candidato à prefeitura da Capital, Beto Pereira (PSDB) e o atual secretário de obras do município, Marcelo Miglioli, o termo, ‘salas de lata’ surgiu e nós da revista A Foto, fomos ouvir um especialista para te dar uma visão clara sobre o assunto.
O material em questão se chama Isopainel, ele é constituído de duas faces metálicas preenchidas ao meio com material isolante térmico, blindando a área interna de oscilação de temperatura, ou seja na nossa linguagem popular, funciona como se fosse uma grande garrafa térmica. Muito usado em obras industriais, aos poucos vem ganhando espaço em obras na construção civil.
Jean Lucas Zanatta, engenheiro mecânico – (CREA/MS 60227) e administrador de obras industriais, explica que o material é de grande eficiência térmica, conservando a temperatura interna, impedindo que o calor externo entre.
Ele destaca também, ser um material de fácil manuseio, tornando o tempo de construção mais viável, por dispensar acabamentos finais como: reboco, aplicação de massa corrida e pintura.
A cor branca existente no material já vem de fábrica e é de acabamento esmaltado, resistente a umidade e grandes fluxos de água, onde é possível a lavagem da paredes, tanto da área interna como externa.
“Com relação ao estrutural ele é excelente: mais rápido de construir, a resistência mecânica é a mesma, uma resistência térmica muito melhor, tanto para parede como teto, explica Jean.
Tags: educação, Escola, salamodular,