ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Sancionado incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica

Publicação autoriza o poder público a instituir ações de incentivo à contratação das vítimas no mercado de trabalho

Michelly Perez - 14/04/2025 • 09:15

Foto:  Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

Mato Grosso do Sul avança nas ações de incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica com a publicação feita nesta segunda-feira (14), da Lei Estadual 6.396 de 2025, que inclui na Lei Estadual 4.609 de 2014, um parágrafo único que autoriza o poder público a instituir campanhas de incentivos para a inclusão das vítimas no mercado de trabalho.

O parágrafo único será descrito assim na íntegra da lei: “Poderá o Poder Público instituir ações de incentivo à contratação de mulheres em situações de violência doméstica, objetivando à autonomia financeira da mulher, por meio de sua inserção no mercado de trabalho”. A iniciativa teve como base a experiência bem-sucedida já implementada no município de Dourados, onde Lia apresentou proposta semelhante enquanto vereadora. Agora o projeto ganha força em âmbito estadual e, concomitantemente, reforça a Campanha Todos por Elas.

A publicação foi comemorada pela proponente da mudança, a deputada Lia Nogueira (PSDB)“É impossível falar em liberdade plena sem considerar a independência econômica. Sabemos que muitas mulheres permanecem em ciclos de violência por não terem para onde ir, como se sustentar ou recomeçar. Este projeto é sobre dar a elas uma nova chance”, afirmou Lia.

 

Denuncie!!

Em caso de flagrante violência ligue para a Polícia Militar pelo disque 190.

Denúncias e informações: ligue 180 e acesse: https://www.naosecale.ms.gov.br/.

Patrulha Maria da Penha: ligue 153.

Casa da Mulher Brasileira: Rua Brasília, lote A, quadra 2 – Jardim Imá. Telefone: 2020-1300.

 

Tags: Incentivo, Lia Nogueira, Mulheres vítimas de violência,