Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Evento em Santa Catarina reunirá presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais e representantes do TSE
Michelly Perez - 09/06/2026 • 09:48
Foto: TRE-MS
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) participará do 91º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Florianópolis (SC). O presidente da Corte sul-mato-grossense, desembargador Carlos Eduardo Contar, representará o Estado no evento.
Promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o encontro reunirá os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais do país, além de diretores-gerais, assessores e representantes da Justiça Eleitoral. Esta será a última edição do evento antes das eleições gerais de 2026.
Com o tema “Diálogo e Paz”, a programação tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os tribunais e alinhar estratégias voltadas à organização do próximo pleito. Ao longo dos três dias, os participantes discutirão temas institucionais e operacionais, além de compartilhar experiências e elaborar propostas que poderão ser encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A abertura oficial está prevista para o dia 11 de junho, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com a presença do presidente do TSE, ministro Kássio Nunes Marques.
Ao final do encontro, as deliberações e encaminhamentos definidos pelos participantes serão reunidos na Carta de Florianópolis, documento que registrará as principais diretrizes institucionais debatidas durante a 91ª edição do Coptrel.
Criado há 31 anos, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais é considerado um espaço de integração e fortalecimento da Justiça Eleitoral, especialmente em períodos que antecedem as eleições gerais.
Tags: eleições 2026, preparativos, TRE-MS,