ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Vereador propõe multa de até R$ 30 mil para quem furtar fios

Caso aprovada, penalidade também será aplicada a quem comercializa e estoca materiais sem procedência

Michelly Perez - 08/05/2025 • 09:52

Foto: Izaías Medeiros

Um cenário que já se tornou “comum” em Campo Grande é o furto de fios que acontece em plena luz do dia e em diversos bairros. Para combater essa prática, o vereador André Salineiro (PL) apresentou um projeto de lei que triplica a multa para quem for flagrado cometendo esse crime. Com isso, as penalidades poderão chegar aos R$ 30 mil por infração.

“Quando alguém furta fiação, não está tirando só um cabo de cobre, está tirando luz de um hospital, comunicação de uma escola, segurança das famílias de uma rua inteira. Isso coloca vidas em risco e causa um prejuízo enorme para todos nós”, explicou Salineiro.

De acordo com o vereador, o aumento da multa é para desestimular esse tipo de crime, que se tornou frequente em Campo Grande e impacta diretamente a vida de milhares de pessoas.

“O custo da reposição desses materiais é pago por todos. A gente acaba arcando com isso na conta de luz, no serviço público interrompido, na escola que fica sem aula ou no comércio que para de funcionar. É justo que quem comete esse crime sinta no bolso”, afirmou.

Além disso, a proposta também inclui a penalização para aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem e processamento sem comprovação de origem. O projeto está em tramitação na Câmara Municipal e será analisado pelas comissões permanentes antes de seguir para votação em plenário.

Tags: Projeto de Lei, segurança, Vereador Salineiro,