ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Em MS, 38 escolas são classificadas com alto risco e passarão por pente-fino da qualidade da água

Fiscalizações serão realizadas entre os dias 2 e 6 de junho em unidades educacionais de todo o país

Michelly Perez - 29/05/2025 • 10:09

Foto: Marcos Maluf

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual alinharam, ontem (28), estratégias para inspecionar 38 escolas da rede pública estadual e municipal, classificadas com risco alto em infraestrutura e abastecimento de água.

Esta atuação será realizada simultaneamente em todo o país, entre os dias 2 e 6 de junho, e faz parte do projeto “Sede de Aprender”.

Em Mato Grosso do Sul, a fiscalização vai se concentrar em quatro aspectos: presença ou ausência de água potável, fornecimento regular de água, existência de banheiros adequados e disponibilidade de sistema de esgoto sanitário.

As condições inadequadas de infraestrutura sanitária e de abastecimento de água impactam diretamente a saúde e a dignidade de toda a comunidade escolar, representando um risco elevado ao meio ambiente de trabalho e ao direito à infância plena.

“O MPT irá verificar não somente a presença, ou não, de esgoto e de água potável, mas também as condições básicas de saúde e segurança do trabalho nesses locais que foram apontados pelo projeto como de alto risco”, afirma a procuradora-chefe e coordenadora de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio.

Sede de Aprender

O projeto tem como objetivo analisar e monitorar a oferta de água nas escolas, promover o alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, além de encorajar a replicação de práticas sustentáveis nas famílias, a partir do exemplo e das informações transmitidas no ambiente escolar.

Tags: água, MPT-MS, pente-fino,