Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Decisão histórica reconhece que município não pode mais fechar os olhos para o abandono e os maus-tratos
Michelly Perez - 21/01/2026 • 09:30
Foto: reprodução-MPMS
Se você é protetor independente, faz parte de uma ONG ou simplesmente ama os animais, esta notícia vai direto ao seu coração. Após uma forte atuação do Ministério Público de MS (MPMS), o Tribunal de Justiça confirmou que a Prefeitura de Campo Grande é obrigada a assumir a responsabilidade direta pelos animais resgatados na cidade.
A justiça entendeu que os animais são seres sencientes (que sentem dor, medo e alegria) e que o abandono é, também, um problema de saúde pública.
A decisão obriga o Município a tirar do papel medidas que antes ficavam apenas no esforço dos voluntários:
Rede de Famílias Acolhedoras: Criação de um programa oficial para cadastrar voluntários e ONGs que possam abrigar animais, com regras e apoio do governo.
A Prefeitura paga a conta: Chega de protetor tirar do próprio bolso para tudo! O Município terá que custear as despesas dos animais abrigados por ONGs e protetores parceiros, cobrindo ração, limpeza, remédios e tratamentos veterinários.
Saúde em dia: A prefeitura deverá realizar castração, vacinação, vermifugação e microchipagem de todos os animais acolhidos pela rede.
Incentivo à Adoção: Planos reais de educação ambiental e a realização frequente de feiras de adoção para que esses animais encontrem um lar definitivo.
O Ministério Público já pediu que a prefeitura seja intimada e tenha um prazo de 30 dias para provar que está cumprindo a ordem. Se houver demora ou descumprimento, a decisão prevê multa diária e até punição pessoal ao gestor responsável.
Além de proteger os bichinhos, a medida ataca o problema da Saúde Única. Animais abandonados sem cuidados podem transmitir doenças como a leishmaniose, que ainda é um grande desafio em Campo Grande. Cuidar dos animais é, portanto, cuidar de toda a população.
Tags: animais, Assistência, prefeitura,